Nesse dia 10 de abril, comemora-se o Dia da Engenharia!
A data, celebrada no Brasil, é uma homenagem ao Tenente Coronel João Carlos de Villagran Cabrita, que era comandante do 1º Batalhão de Engenharia do exército brasileiro e lutou na Guerra da Tríplice Aliança.
Também conhecida como Guerra do Paraguai, esse confronto foi o maior conflito armado internacional ocorrido na América do Sul. O embate foi travado entre o Paraguai e a Tríplice Aliança, formada por Brasil, Argentina e Uruguai, estendendo-se de dezembro de 1864 a março de 1870.
O tenente Villagran, um dos combatentes mais aguerridos, perdeu sua vida exatamente em um dia 10 de abril, no ano de 1866. Ele e parte de sua tropa de soldados, morreram em decorrência de uma explosão, proveniente de uma bala de canhão, às margens do Rio Paraná.
Segundo o Instituto Brasileiro de Engenharia, durante a Guerra do Paraguai, existia a possibilidade de retomada da Ilha da Redenção, localizada no meio do Rio Paraná, por parte do exército paraguaio.
Depois de quatro dias de peleja incansável, defendendo o território e utilizando o trabalho de engenheiros do exército, a vitória foi conquistada, no entanto, a perda do tenente-coronel foi uma grande derrota para todos.
Depois disto, Villagran Cabrita tornou-se Patrono da Arma da Engenharia e sua data de morte virou oficialmente o Dia da Engenharia, no Brasil, uma justa homenagem para quem lutou tanto pela pátria.
Não só no Brasil, mas no mundo, a relação entre Engenharia e Exército, sempre foi bastante forte.
Na primeira Guerra Mundial, grandes transformações ocorreram, a partir de inovações da Engenharia, que seriam de suma importância, tanto para o momento, como para complemento e aprimoramento de tecnologias futuras.
Entre elas:
• Os primeiros tanques de guerra;
• Criptografia;
• Aviação Militar;
• Armas de infantaria;
• Máscara de gás, entre outros.
Em toda história, a Engenharia sempre utilizou a evolução da ciência para o desenvolvimento de novas soluções para os problemas da humanidade, assim como a ciência sempre encontrou na engenharia uma forte aliada.
Atualmente, passamos por uma grande crise em todo planeta, em decorrência da pandemia do Coronavírus.
Mais uma vez, a Engenharia colocou suas aplicações em prática para ajudar o homem a superar suas dificuldades.
Recentemente, a China surpreendeu o mundo ao construir um Hospital de Campanha, em apenas 10 dias. Através de construções pré-fabricadas, módulo a módulo, os chineses concluíram a obra de Engenharia em tempo recorde.
O mesmo tem acontecido em outros lugares do mundo, inclusive no Brasil.
Como podem ver, a Engenharia está em constante transformação, e em uma eterna busca por soluções que ajudem a humanidade viver melhor, resolvendo problemas, criando novas estruturas, surpreendendo e acima de tudo, revolucionando!
Desde a construção de grandes edifícios, até a possibilidade de uma pessoa que não tem perna conseguir andar através de uma prótese, o resultado das pesquisas, estudos e experimentações da Engenharia se faz presente.
Sendo assim, é justo que no Dia da Engenharia, comemoremos a data, relembrando um pouco das vantagens que essa atividade trouxe para a vida de todos nós.