Dicas de Iluminação

Dicas de iluminação muito importantes para quem está construindo:

Iluminação

Será que realmente nos damos conta de quanto a luz é importante para nós? A luz revela, transforma, cria sensações.

A iluminação bem utilizada proporciona bem estar. Desta forma, o projeto de iluminação é de extrema importância para o projeto de arquitetura. Ao conhecer as necessidades entre luz e as necessidades de cada cliente, o Arquiteto pode não apenas elaborar um projeto bonito, mas criar espaços mais eficientes, funcionais e saudáveis.

Um projeto luminotécnico pode agregar qualidade de vida para as pessoas através da iluminação de ambientes internos e externos de forma confortável e adequada. A forma como se aplica a luz é específica para cada local. Ela pode ser ambiente, de destaque, pode ser dinâmica e criar ambientes flexíveis.

As luminárias precisam estar em harmonia com o ambiente. A correta iluminação de um ambiente comercial o torna mais atraente, em uma casa a torna mais aconchegante não só pelos acabamentos e mobiliário escolhidos, mas também pela qualidade da iluminação. É ainda possível destacar objetos ou destacar formas na arquitetura.

Contratar um Arquiteto para realizar o projeto é fundamental para esclarecer e definir as necessidades de um projeto, obter uma iluminação mais eficiente e mais econômica, aliando eficiência energética, estética, funcionalidade e conforto. Ele tem os conhecimentos técnicos e estéticos para atender as necessidades dos usuários de forma coerente e correta. Ter conhecimento das alternativas, saber dosar quantidade e controlar a qualidade da luz são determinantes para o sucesso de um projeto.

Contrate um Arquiteto!

Hall de entrada

Devem ser iluminados de forma que causem uma boa impressão. A atmosfera deve ser convidativa e aconchegante.

Sala de Estar

Como é o cômodo onde as pessoas passam a maior parte do tempo, a luz deve ser confortável visualmente. Ela pode ser focalizada nas áreas de leitura ou lazer. Spots instalados estrategicamente dão charme a obras de arte e objetos de decoração.

Sala de Jantar

Pode ser um ambiente bem diversificado, dependendo da atmosfera que o morador quiser criar. Com luzes baixas, ganha um ar romântico, enquanto se bem iluminada e com pontos de luz focalizando objetos interessantes, se torna um local ideal para uma reunião de amigos. O foco principal da iluminação de uma sala jantar está na mesa, mas o projeto de iluminação deve contemplar a sala inteira.

Cozinha

Como se trata de um ambiente de intensa atividade deve ser claro e bem iluminado, para facilitar o trabalho e evitar acidentes. O ideal é instalar pontos de luz difusos, com luminárias de no mínimo 60W.

Escritório e Área de Serviço

Vale a mesma regra da cozinha. Como são áreas de trabalho intenso, devem ser bem iluminadas. Deve-se ter cerca de três vezes mais luz nas superfícies de trabalho do que no resto do cômodo. Para abajures de piso ou mesa de leitura, existem lâmpadas que proporcionam uma boa quantidade de luz sobre as áreas de trabalho. Superfícies de trabalho para passatempos e artes ficam ideais com lâmpadas fluorescentes com elevado índice de reprodução de cor.

Quarto

É o local da casa onde a iluminação deve ser mais confortável. Para a iluminação geral, existem lâmpadas que iluminam totalmente o quarto quando aplicadas nas luminárias do teto. A iluminação indireta, feita por luminárias de parede ou teto, pode ser usada para produzir uma luz suave para leitura na cama, por exemplo.

Banheiro

A iluminação do banheiro deve ser suave e agradável, mas luminosa o suficiente para facilitar a maquiagem, barbear, depilação ou pentear os cabelos. Do contemporâneo ao tradicional, a iluminação deve destacar o visual do banheiro e o seu visual pessoal.

Corredores

A iluminação pode ser focada e destacar uma galeria de fotos ou um quadro que estiver na parede, por exemplo.

Área Externa

Segurança e destaque são as funções de uma iluminação externa. Para destacar a paisagem, distribua a luz através dos caminhos e passagens. Para maior segurança, é possível iluminar todos os lados da edificação e arbustos. Uma boa opção também para a área externa é usar arandelas ou pêndulos.

Efeitos Especiais

Iluminação Direta: É uma luz suave que utiliza um foco direcionado em particular. Feita para tornar a luz do ambiente mais abrangente, menos ofuscante e tornar as sombras mais suaves.

Iluminação Indireta: Este efeito é conseguido através de luminárias opacas, arandelas e sancas de gesso e proporciona a sensação de uma iluminação indireta e sem ofuscamento.

Iluminação Difusa: É uma luz mais homogênea que se distribui por igual no ambiente.

Iluminação Pontual: Também chamada de luz de destaque é um tipo de iluminação destaca algum objeto em particular, como um móvel ou uma tela.

Efeito Wall Washing: pontos de luz fixos dirigidos com spots ou embutidos no teto. Podem ser usadas ainda luminárias de chão embutidas ou projetores de pequeno porte fixados em pontos a distâncias iguais e que foquem a extensão da parede. O efeito se assemelha a um banho de luz na parede, daí o nome wall washing (em inglês). Esse efeito destaca a textura da parede e a valoriza a arquitetura.

Down Light: luz oculta, que evita o ofuscamento e aumenta o rendimento luminoso. As luminárias utilizadas nessa técnica são específicas para embutir em forros (como drywall, por exemplo) e possuem vários formatos.

Up Light: luzes instaladas no chão e voltadas para objetos diretamente. É um artifício muito utilizado para iluminar elementos de um ambiente de forma vertical (árvores, arbustos, estátuas ou colunas).

Iluminação Decorativa: intenção dela não é "iluminar", mas sim deixar o ambiente acolhedor. Neste tipo de iluminação podem ser usados abajur ou luminárias ou velas decorativas.

Iluminação Funcional: Está diretamente relacionada ao estimulo físico e mental. É muito utilizado em ambientes comerciais ou residenciais como cozinhas, lavanderias, escritórios e academias.

Iluminação Cênica: É um efeito de iluminação para quem deseja construir um ambiente atraente em casa. Geralmente é usada em ambientes como sala de estar, ambientes de home theater, onde receber visitas é frequente e o objetivo é deixa-lo o mais aconchegante possível.

Cortesia e sugestao: Comercial Hidraulica Piracicaba / André

Outros Artigos

Mais Artigos