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A importância de entender o comportamento do consumidor

As empresas estão sempre de olho nas tendências e comportamento do mercado. Mas, será que elas também se atentam para o comportamento do consumidor? 

Entender o comportamento do consumidor é essencial para obter sucesso em uma empresa do segmento da Construção Civil, assim como em qualquer outro segmento.  

Entendendo esse comportamento, é possível traçar rotas e definir estratégias com uma assertividade maior, aproveitando oportunidades de venda.  

Mas, antes de tudo, vamos entender o que é o comportamento do consumidor. 

 

O que significa o comportamento do consumidor? 

O comportamento do consumidor representa o caminho que ele faz até chegar em sua loja de produtos ou serviços do ramo da Construção Civil. O que ele faz para seguir esse caminho até que chegue à sua empresa? Quais os métodos que ele utiliza, o que ele procura, onde procura e como ele procura?  

Além disso, é entender como ele consome o seu produto ou serviço. 

 

Em quais canais estão os seus consumidores? 

Outro fator de relevância é saber por qual canal os seus consumidores mais procuram pelos seus serviços e produtos da Construção Civil. Em quais canais a sua empresa se posiciona e realiza vendas? 

 

Segundo dados da Neo Trust, nos três primeiros meses de 2021, foram realizadas 78,5 milhões de compras online, um crescimento de 57,4% em comparação com o primeiro trimestre de 2020.  

Estes dados nos mostram que a maior parte dos consumidores está optando pela internet para efetuar suas compras e realizar pesquisas.  

A Neo Trust aponta que mais de R$ 35,2 bilhões foram gerados entre janeiro e março, um aumento de 72,2% na comparação com o mesmo período do ano anterior.   

 

O que fazer para entender o comportamento do consumidor? 

De acordo com o palestrante e Coach, Rodrigo Ruiz, “são vários os fatores que influenciam o comportamento do consumidor. E existem diversas ferramentas que ajudam você a entender como o seu consumidor se comporta, para que você possa - de fato, entregar o que é relevante para ele, se conectar com ele e aumentar a sua credibilidade através do que ele pensa sobre a sua empresa", explica.  

 

Algumas perguntas que você pode fazer para compreender qual o comportamento do consumidor e definir a sua persona (perfil do indivíduo que compõe o seu público), são:  

 

  • O que o cliente fala? 
  • Quais suas opiniões, comentários, elogios? 
  • O que ele pensa, quais suas crenças e valores? 
  • O que ele faz, quais seus hábitos e comportamentos? 
  • O que ele sente? Quais as suas emoções? 

 

Estas perguntas fazem parte de uma das ferramentas disponíveis que ajudam você a definir a sua persona, a ferramenta é chamada de Mapa da Empatia.  

A técnica foi criada na Universidade de Standford (EUA), com o objetivo de ajudar você a conhecer o seu cliente muito além da sua renda e do seu interesse. 

 

Qual o objetivo de conhecer o comportamento do consumidor?  

 Ruiz comenta que, ao entender o comportamento do consumidor e ter sua persona bem definida, “é possível vender mais para o mesmo cliente, fazer uma venda recorrente e se conectar com novos clientes do mesmo perfil. Pois, quando você tem isso muito bem planejado e estruturado, fica mais fácil você investir no marketing, seja digital ou off-line, e investir em ferramentas, ações e estratégias que conecte a sua empresa com esse cliente, desse perfil”. 

 

Como o Guia da Construção pode ajudar você a conhecer melhor o comportamento do consumidor, ampliar seus negócios e melhorar suas vendas 

O Guia da Construção é a plataforma ideal para quem atua no ramo da Construção Civil. São 30 anos de mercado, estudando e entendendo o comportamento do consumidor, gerando informações e captando leads todas as semanas para o seu negócio. 

Além disso, o Guia realiza palestras para os seus associados, com temas que incentivam e ensinam passos de grande importância para fortalecer suas vendas.  

 

Outra vantagem de ser um associado do Guia da Construção, é a oportunidade de participar do evento Rodada de Negócios. Evento totalmente voltado ao segmento da Construção Civil, que reúne profissionais para construir e fortalecer sua rede de networking, de forma qualificada.  

 

O evento conta também com a palestra de Rodrigo Ruiz, que fornece o conhecimento ideal para alavancar o seu time de vendas.  

 

A próxima edição da Rodada de Negócios acontece no dia 15 de Julho, em Indaiatuba/SP.  

 

Informe-se e saiba como se tornar um associado do Guia da Construção para participar desse e de outros eventos e fortalecer o seu Networking. 

 

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