Materiais Sustentáveis para Obra Civil

O conceito de sustentabilidade chegou à arquitetura e construção civil há algum tempo e o uso de materiais sustentáveis, que preservam o planeta e atendem as necessidades humanas, é cada vez mais procurado.

Por inúmeros motivos o emprego de materiais sustentáveis no canteiro de obras é uma preocupação indispensável para qualquer empresa do ramo, além é claro de ser muito vantajoso do ponto de vista ambiental e econômico.

Entre os benefícios da aplicação de materiais sustentáveis destacam-se:

·        Consumo consciente de matéria-prima;

·        Reaproveitamento de resíduos;

·        Menos desperdício, entre outros.

Além de contribuírem com a conservação do meio ambiente, os materiais sustentáveis também geram outras vantagens como:

·        Economia do consumo de água;

·        Economia de energia elétrica;

·        Economia de outros recursos usados durante o processo construtivo.

Sendo assim, atualmente existem diversas técnicas e materiais sustentáveis que auxiliam a construção civil, no desafio de preservar o máximo possível os recursos naturais.

 Veja a seguir uma lista com 10 materiais sustentáveis para obras.

Top10 dos materiais sustentáveis

1)   Tijolos Ecológicos: No topo da nossa lista estão eles, que ao contrário dos tijolos tradicionais não são queimados em um forno, processo que gera a emissão de muitos gases poluentes. Encontrados em diferentes dimensões e encaixes, eles são formados por uma mistura de areia, água, terra e cimento. Também podem conter resíduos orgânicos e são compactados e moldados em uma prensa hidráulica. Detalhe:

 

ü  São muito mais resistentes;

ü  Promovem um melhor isolamento acústico e térmico;

ü  Por usarem furos e encaixes, também economizam o uso de argamassa e cimento na construção.

 

2)   Tinta Biodegradável: Produzidas a partir de materiais orgânicos, naturais e não tóxicos, basicamente elas têm como matéria-prima:

 

ü  Extratos Vegetais;

ü  Extratos Minerais;

ü  Insumos animais.

 

Entre os materiais utilizados estão: proteína do leite, pigmentos minerais e até limão. Outro material comum nas tintas biodegradáveis é a terra, que garante o controle da umidade e impede o desbotamento da cor. A principal vantagem deste tipo de tinta é que em seu processo de fabricação não são usados derivados de petróleo ou componentes sintéticos, que são tóxicos e possuem alto potencial poluidor.

 

 

3)   Telha Ecológica: Produzida a partir de fibras naturais (sisal, bananeira, coco, entre outras), ou de papel reciclado, elas podem levar em sua composição outros materiais recicláveis como garrafas PET e embalagens Tetra-Pak. Entre suas vantagens estão:

 

ü  Menos Impacto ao Meio Ambiente;

ü  Redução no custo da obra;

ü  Conforto térmico;

ü  Impermeabilidade, entre outros.

 

4)   Bambu: Apesar de não ser novo, o bambu está em nossa lista por tratar-se de um material versátil, ser encontrado em larga escala, além de ter forte resistência e tração. Sua funcionalidade em uma obra de construção civil varia de razões estéticas a funcionais, além é claro de econômicas. Com o bambu é possível:

 

ü  Fabricar portas;

ü  Produzir pisos;

ü  Ser usado como armação das matrizes;

ü  Fazer vedação;

ü  Cobrir construções;

ü  Ser utilizado como substituto do concreto armado, entre outros.

 

 

5)   Telhado Verde: Formados por uma camada vegetal sobre uma base impermeabilizada, os telhados verdes formam um sistema específico para escoamento e armazenamento da água de chuva. Entre as vantagens deste telhado estão:

 

ü  Excelente isolamento térmico e acústico;

ü  Redução de consumo de energia;

ü  Conforto térmico, entre outras.

 

 

6)   Vidro Inteligente ou Eletrocrômicos: Produzido a partir de metais de transição (que permitem alterar a polarização elétrica), os vidros inteligentes ajudam a economizar gastos com energia elétrica, pois, eles controlam a iluminação e o nível do calor do ambiente. Ele pode ser usado:

ü  Em áreas internas;

ü  Em portas;

ü   Em janelas e até em fachadas.

 

7)    Concreto Reciclado e bioconcreto: Basicamente, esta versão usa técnicas de reciclagem e biotecnologia. O reaproveitamento de resíduos da própria obra, substitui os materiais tradicionais da sua composição, tais como a areia e a brita. Resíduos de tijolos, telha, entre outros são acrescentados na mistura, a fim de poupar a extração de novos insumos do meio ambiente. Já o bioconcreto conta com propriedades regeneradoras, que impedem o aparecimento de rachaduras.

 

8)   Lâmpadas de LED: Pequenas ações também fazem diferença quando o assunto é sustentabilidade, portanto, o uso de lâmpadas de LED como materiais sustentáveis faz parte de nossa lista, especialmente porque elas possuem maior durabilidade e promovem a economia de energia. Além disto, elas:

 

ü  Não esquentam o ambiente;

ü  Oferecem uma luminosidade maior;

ü  Não usam substâncias nocivas ao meio ambiente para a sua produção, entre outros benefícios.

 

 

9)   Bioplástico: Como são produzidos a partir de matérias-primas biodegradáveis, ou seja, eles se decompõem facilmente. Sua composição é variada e utiliza desde amido de milho, até soja. O Bioplástico pode ser usado para fabricar:

ü  Pisos;

ü  Rodapés;

ü  Divisórias;

ü  Revestimentos, entre outros.

 

10)               Containers: Apesar de não ser exatamente um material, fizemos questão de colocar os containers nesta lista, pois, o uso deles também economiza os recursos naturais. Além disto, a utilização de containers está super em alta, é tendência e ainda tem impacto positivo no custo final da obra.

 

Em síntese, a aplicação de materiais sustentáveis na construção civil é uma ótima maneira de economizar dinheiro e recursos naturais, além é claro de dar uma identidade única a cada projeto, algo que sempre agrada muito os clientes.

Guia da Construção é uma empresa especializada em captação de obras e orçamentos. Nosso trabalho cria a conexão entre empresas que vendem matéria-prima, com construtoras, engenheiros, arquitetos ou o responsável por compras de material das mais diversas obras de nossa região de atuação.

Nosso principal objetivo é promover parcerias de sucesso, primando pelo profissionalismo e credibilidade.

Fale com um de nossos representantes comerciais e conheça a nossa história!

 

 

 

 

Outros Artigos

Mais Artigos