5 maneiras de evitar desperdícios na sua construção

Falando em construção civil, o número de desperdício de materiais é sempre alto. Saiba como contornar essa situação.

Você sabia que a construção civil tem um número alarmante quando falamos na questão desperdício? E devido a isso, as empresas têm procurado cada vez mais maneiras de diminuir a quantidade demasiada de materiais gastos, por questões de sustentabilidade (descarte correto dos entulhos para não poluir o meio ambiente) e de redução de custos.

Por isso, separamos nesse post 5 dicas que vão te ajudar na hora de evitar desperdícios em sua obra.

Limpeza e organização no canteiro

É fato que um ambiente mais organizado ajuda o trabalho fluir com rapidez, e no canteiro de obras não seria diferente! Para manter a equipe produtiva, é necessário que os corredores de passagens fiquem sempre limpos, assim não haverá necessidade de criar atalhos e consequentemente a chance de acidentes vai ser menor.

Fique atento ao armazenamento e transporte

Qualquer tipo de imprevisto que aconteça durante o transporte dos materiais até o local da obra pode interferir na durabilidade deles, rendendo prejuízos não previstos no orçamento. Por isso, o local onde os materiais serão guardados ou transportados, deve estar sempre protegido do Sol, da poeira e da umidade, para mantê-los bem conservados e organizados.

Não arrisque nas misturas de materiais

Misturar substâncias na hora de criar tipos de massas diferentes é comum na construção civil, mas lembre-se: caso isso seja necessário, a mistura deve ser usada imediatamente, pois com o passar do tempo suas características podem ser alteradas. Além disso, calcule sempre com atenção a quantidade das misturas, para que o consumo excessivo de material seja evitado.

Não economize em métodos sustentáveis

Certos tipos de materiais podem ser reutilizados novamente! E isso evita que mais recursos sejam extraídos da natureza para a criação de novos produtos.

DICA: Resíduos quebrados, como reboco e tijolos partidos, podem servir de base para a produção de brita. Basta triturá-los em pequenos pedaços ou reduzi-los a pó para serem incorporados a determinados tipos de argamassa.

E por fim, fique atento a todos os processos envolvidos!

Hoje, felizmente, existem no mercado muitos softwares de gestão e aplicativos específicos, como o construct app, graphpad pro, construon, entre outros, que podem ajudar muito na hora de gerenciar todos os processos envolvidos na construção e no controle de desperdício de materiais. Nessa hora, vale apostar em qualquer tecnologia, só não vale continuar desperdiçando e contribuindo para a poluição do meio ambiente!

Outros Artigos

Mais Artigos